junho 12, 2008

Culinária Brasileira: Região Norte do Brasil

Culinária Brasileira: Região Norte do Brasil

O sabor e o tempero da culinária nortista é um dos grandes atrativos da região norte do Brasil. É diferente de quase tudo o que há no resto do país. Suas curiosas formas de preparo fazem das receitas locais verdadeiras iguarias, agradando ao paladar de muitos visitantes. O toque final fica por conta das pimentas – malagueta, de cheiro ou murupi – e do tucupi.

Alguns pratos são comuns à cozinha de todos os estados nortistas, como pato no tucupi, tacacá, maniçoba, vatapá, caruru e pescado. A diferença está no preparo, que confere sabores diferentes de um lugar para outro.

No Pará, Belém destaca-se pela maniçoba, pelo pato no tucupi e pelo tacacá, liderando na qualidade do sabor desses três pratos em toda a região. Já no Amapá, a marca registrada é o camarão ao bafo, cujo preparo só mesmo os locais sabem fazer. A cozinha amazonense, por sua vez, destaca-se pelos pratos à base de peixes e pelos sabores de influência indígena. Lá, o ato de cozinhar envolve verdadeiros rituais, que vão desde a compra do peixe até a escolha de temperos frescos, com ênfase no cheiro-verde picado adequadamente, e complementos como a farinha de Uarini, que pode ser servida como pirão.

Assados ou na brasa, cozidos ou fritos, é impossível resistir ao sabor especial dos peixes servidos pelos nortistas, como matrinchã, jaraqui, tambaqui, tucunaré, pacu, sardinha e o pirarucu, conhecido como o bacalhau da Amazônia.

A típica culinária da Região Norte destaca-se na predileção dos visitantes pela singularidade de sabores, temperos e preparos. Cada prato é uma nova e deliciosa experiência.
.
.
.