abril 23, 2008

Diferenças entre produtos Diet e Light

Diferenças entre produtos Diet e Light

1 - O que é produto Diet?
São alimentos destinados a um fim especial, eles restringem totalmente o ingrediente ou nutriente destinado ao fim específico em sua fórmula.
Os Diets foram elaborados principalmente para atender às pessoas com restrições nutricionais, como diabéticos, alérgicos a lactose e assim por diante.

2 - O que é produto Light?
Os produtos Lights são aqueles que sofreram redução de, no mínimo, 25% em um de seus ingredientes, como gorduras, açúcares, colesterol, etc. Os Lights estão mais voltados para quem quer diminuir a ingestão de calorias ou o consumo de gordura, um das principais vilões da obesidade e dos problemas cardíacos.

3 - Diabético pode consumir produto Light?
Sim - Se a restrição for total de açúcar de cana na fórmula do produto. Todos devem ler o rótulo dos produtos se desejar consumi-los, pois nele estará a informaçao sobre a restriçao do açúcar: SEM AÇUCAR ou SEM ADIÇAO DE AÇUCAR.
Não - Quando a restrição do açúcar é apenas parcial, a partir de no mínimo 25% conforme a legislação.

4 - O que são adoçantes?
Os adoçantes são produzidos a partir de edulcorantes naturais ou artificiais responsáveis pelo sabor doce comumente adicionado a um veículo (produto com propriedade de conferir volume e ou proporcionar diluição).
Eles possuem um poder de adoçamento muitas vezes maior que o açúcar e, é sem dúvida, uma grande alternativa para adoçar tudo o que deseja, com o mesmo sabor doce do açúcar, mas sim as calorias que estes oferece. Pode ser consumido por todos.

5 - O que são edulcorantes?
São produtos naturais ou artificiais, centenas de vezes mais doces que o açúcar de cana, e responsáveis pelos sabor doce dos adoçantes.
O único edulcorante que contém calorias é o Aspartame, mas seu poder de adoçamento deixa suas calorias desprezíveis.
Exemplos de edulcorantes: Sacarina, Ciclamato, Aspartame e Steviosídeo.

6 - O que é Sacarina?
É um edulcorante artificial 500 vezes mais doce que o açúcar e apresenta um sabor doce e metálico. É utilizado mundialmente em diversos produtos na indústria de alimentos (biscoitos, sorvetes, refrigerantes, alimentos diet e light), medicamento (xaropes, pastilhas) e também é possível encontra-lo em cremes dentais e anti sépticos bucais.

7 - O que é Ciclamato?
É um edulcorante artificial 30 vezes mais doce que o açúcar. É usado mundialmente há mais 30 anos, não provocando cáries podendo ser também combinado a outros edulcorantes.

8 - Ciclamato e Sacarina causam câncer?
Não, a Sacarina e o Ciclamato são usados em inúmeros produtos utilizados em nosso cotidiano (produtos alimentícios, medicamentos, produtos de higiene bucal e por isso, esses produtos foram aprovados pelos órgãos componentes, tendo registro no ministério da saúde).

9 - O que é Aspartame?
O Aspartame é um adoçante artificial composto por duas moléculas chamadas de aminoácidos: ácido aspártico e fenilalanina. A união de vários aminoácidos forma proteínas e podemos encontrá-los em alimentos como vegetais, carnes, leites e ovos. Nestes alimentos, os aminoácidos ácidos aspártico e fenilalanina, são encontrados separadamente. Para obter o Aspartame, faz-se uma cópia fiel destas moléculas e une-as em laboratório. Por causa deste procedimento denominamos o Aspartame como um edulcorante artificial. Contudo, quando ingerimos o Aspartame o organismo identifica facilmente as moléculas absorvendo e metabolizando-as. Porém, esta ligação entre os aminoácidos é muito fraca, comprometendo a performance do produto na presença de altas temperaturas. Desta forma, o Aspartame perde o sabor doce ao ser levado ao forno e fogão; portanto este não é um produto recomendado para uso culinário. O Aspartame é 200 vezes mais doce que o açúcar e apresenta uma I.D.A. (Ingestão Diária Admissível) de 40 mg/kg de peso corpóreo. Ex: uma pessoa que pesa 60 kg pode consumir 2400 mg do edulcorante Aspartame. Isso significa 60g do Adoçante Aspartame ao dia. A inocuidade do adoçante Aspartame é comprovada, apenas citamos restrição aos fenilcetonuricos por conter fenilalanina.

10 - O Aspartame é seguro durante a gravidez?
Sim. Fenilcetonúria não é uma patologia de origem alimentar e sim genética, ou seja, a mãe e o pai da criança devem ter casos na família. Durante o período de gestação recomenda-se que a mãe tenha uma dieta rica em proteínas, uma vez que este nutriente tem a função de construção celular. Os alimentos proteicos contêm fenilalanina, que será absorvida pelo organismo materno.

11 - O que é Steviosídeo?
É um edulcorante natural 300 vezes mais doce que o açúcar, podendo ser utilizado como edulcorante único em um produto ou combinado a outros edulcorantes.

Fonte: Lowçucar

.
.
.