junho 24, 2008

Receita de Torta Trufada de Limão

Receita de Torta Trufada de Limão

Ingredientes

Pão-de-ló:
6 ovos inteiros
1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
2 colheres (sopa) de óleo (20 g)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)

Recheio trufado de limão:
700 g de cobertura de chocolate branco picada
1 lata de creme de leite (300 ml)
suco de 2 limões grandes
raspas de 1 limão

Calda:
casca de 1 laranja
casca de 1 maçã
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)

Para banhar as mini trufas:
300 g de cobertura de chocolate branco picada

Decoração:
rodelas de limão

Preparo

1. Para o pão-de-ló: bata os ovos com o açúcar na batedeira por 10 minutos em velocidade máxima. Coloque ½ xícara (chá) de água com o óleo em uma panela pequena, leve ao fogo baixo e deixe ferver por 3 minutos. Junte a água fervente aos ovos da batedeira, alternando com a farinha de trigo e, por último, misture delicadamente o fermento em pó. Coloque a massa em uma assadeira redonda (27 cm de diâmetro), untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 35 minutos.

2. Para a calda: leve ao fogo, em uma panela pequena, a casca de laranja, a casca de maçã, 1 ½ xícara (chá) de água e o açúcar. Deixe ferver por 10 minutos e, depois de frio, coe e reserve.

3. Para o recheio: em um refratário, coloque o chocolate picado, o creme de leite, o suco de limão e as raspas. Leve ao banho-maria ou microondas, potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Misture bem, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até adquir consistência. Retire a massa da geladeira e, com o auxílio de 2 colheres de café modele cerca de 25 mini trufas. Coloque-as sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e volte à geladeira.

4. Prepare o chocolate para banhar as mini trufas: Derreta e tempere o chocolate branco. Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada mini trufa no chocolate e retire, dando algumas "batidinhas," sobre o próprio chocolate, eliminando os excessos e formando uma cobertura fina e uniforme. Coloque as trufas récem banhadas-banhadas sobre a superfície forrada com papel-manteiga e leve à geladeira por cerca de 5 minutos, para secar. Retire as trufas da geladeira e reserve.

5. Montagem: corte a massa em 3 camadas. Coloque sobre um prato uma camada de bolo, regue com a calda e espalhe uma parte do recheio; repita o processo alternando bolo, calda e recheio. Cubra com a massa e finalize com o recheio e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

6. Decoração: retire o bolo da geladeira e decore com rodelas de limão, e mini trufas.
.

junho 18, 2008

Receita: Creme Brulé de Chocolate

Receita: Creme Brulé de Chocolate

Ingredientes

½ xícara (chá) de açúcar
6 gemas
½ colher (café) de essência de baunilha
1 ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco (250 ml)
150 g de cobertura de chocolate meio amargo picada
1 ¼ de xícara (chá) de leite (250 ml)
raspas de 1 laranja

Finalização

¼ de xícara (chá) de açúcar cristal (40 g)

Preparo

Em uma vasilha bata o açúcar, as gemas e a baunilha até que fique um creme esbranquiçado.

Leve ao microondas o creme de leite e o chocolate, em potência média, por 1 minuto e 30 segundos, mexendo na metade do tempo. Junte ao creme de gemas, o leite, o creme de leite com chocolate e as raspas de laranja, misture bem.

Despeje o creme em potes pequenos (refratário redondo de cerâmica) untados com manteiga e asse por 1 hora em banho-maria a 115°C. Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira para gelar.

Na hora de servir, polvilhe o açúcar cristal sobre as superfícies e, com a ajuda de um maçarico, queime o açúcar para formar uma casquinha de caramelo.
.

junho 12, 2008

Culinária Brasileira: Região Norte do Brasil

Culinária Brasileira: Região Norte do Brasil

O sabor e o tempero da culinária nortista é um dos grandes atrativos da região norte do Brasil. É diferente de quase tudo o que há no resto do país. Suas curiosas formas de preparo fazem das receitas locais verdadeiras iguarias, agradando ao paladar de muitos visitantes. O toque final fica por conta das pimentas – malagueta, de cheiro ou murupi – e do tucupi.

Alguns pratos são comuns à cozinha de todos os estados nortistas, como pato no tucupi, tacacá, maniçoba, vatapá, caruru e pescado. A diferença está no preparo, que confere sabores diferentes de um lugar para outro.

No Pará, Belém destaca-se pela maniçoba, pelo pato no tucupi e pelo tacacá, liderando na qualidade do sabor desses três pratos em toda a região. Já no Amapá, a marca registrada é o camarão ao bafo, cujo preparo só mesmo os locais sabem fazer. A cozinha amazonense, por sua vez, destaca-se pelos pratos à base de peixes e pelos sabores de influência indígena. Lá, o ato de cozinhar envolve verdadeiros rituais, que vão desde a compra do peixe até a escolha de temperos frescos, com ênfase no cheiro-verde picado adequadamente, e complementos como a farinha de Uarini, que pode ser servida como pirão.

Assados ou na brasa, cozidos ou fritos, é impossível resistir ao sabor especial dos peixes servidos pelos nortistas, como matrinchã, jaraqui, tambaqui, tucunaré, pacu, sardinha e o pirarucu, conhecido como o bacalhau da Amazônia.

A típica culinária da Região Norte destaca-se na predileção dos visitantes pela singularidade de sabores, temperos e preparos. Cada prato é uma nova e deliciosa experiência.
.

junho 09, 2008

Receita de Camarão Oriental

Receita de Camarão Oriental

  • Ingredientes
sal a gosto
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados
500 ml de água
1/2 xícara (chá) de água
pimenta-do-reino a gosto
1 pimentão vermelho em tirinhas
1 pimentão verde em tirinhas
500 g de camarão médio limpo
2 colheres (sopa) bem cheias de maisena
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 xícara (chá) de vagem picada
1 colher (sobremesa) de vinagre branco
200 g de espaguete fino ou somem (macarrão fino japonês)

  • Preparo
Em um recipiente fundo, coloque a água e sal; tampe e leve ao microondas por 9 a 12 minutos em potência alta, até ferver. Junte o macarrão, tampe e cozinhe por mais 5 a 8 minutos na mesma potência, mexendo na metade do tempo. Escorra o macarrão, enxágue e reserve. Coloque os camarões em uma vasilha com água, tampe e cozinhe em potência alta por 5 a 8 minutos, ou até que estejam cozidos. Escorra e reserve. Em outra vasilha, coloque a maisena, o açúcar, o alho, a água, o molho de soja, o vinagre e o azeite; misture bem, adicione os pimentões, a vagem e tempere com sal e pimenta. Tampe e leve ao microondas em potência alta por 6 a 7 minutos, ou até que os vegetais estejam cozidos al dente e o molho levemente engrossado; mexa 2 vezes durante o cozimento. Acrescente o macarrão e os camarões, misture bem, acerte os temperos, tampe e leve ao microondas em potência alta por 2 a 3 minutos para aquecer. Sirva bem quente.
.
.
.